Escritório em casa, o estado atual

2010-04-28 Hardware sergio

Resolvi tirar a poeira do blog para começar a contar algo que meus colegas d00dzers já devem estar mais do que cansados de saber: não suporto mais a bagunça que chamo de escritório em casa.

Um pequeno cômodo de 1,54 por 2,54, originalmente ‘quarto de empregada’ que foi re-definido como escritório assim que nos mudamos para cá, a 9 anos atrás (já faz tudo isso?). Na época, tínhamos um móvel que tinha sido feito para uma varanda-transformada-escritório de 1,50-e-pouco por 3,00.. notou a semelhança no tamanho? Pois bem, “xunxamos” o móvel no novo espaço e ficamos no famoso “isso é temporário, depois fazemos algo melhor”. E 9 anos se passaram. O pior problema é que o móvel tinha a ousadia original de ter 2 mesas, 1 para mim, outra para a Mírian. Isso quase funcionava nos 1.5×3 originais. No espaço atual e com a bagunça de anos acumuladas, virou um desastre.

Algumas fotos mostram tanto a bagunça reinante atualmente quanto o pouco espaço que resta: pelas minhas contas temos de espaço livre para a única cadeira do escritório, que ainda para ajudar não é pequena, 1 x 1,80 mts.

90% do horror atual é a bagunça reinante, 10% o pouco espaço que se tem. 2 pessoas nesse escritório só em LIFO, last in first out.

3 grandes etapas para um novo escritório:

  • A primeira idéia é diminuir radicalmente a quantidade de coisas no escritório, tirar tuuudo de dentro e separar em 3 pilhas, guardar, doar e jogar fora.
  • Após, pintura e|ou papel de parede.
  • Móveis novos, com uma única mesa na mesma posição e prateleiras bem rasas (apenas 20cm de profundidade) no atual lugar da segunda mesa em L. Aonde hoje temos gaveteiros empilhados, um móvel mais profundo (ainda apenas 40cm), fechado. Prateleira e móvel até o teto para maximizar espaço de armazenamento, que não será muito mesmo assim.

O objetivo final é ter um escritório sem fiarada aparente (mais sobre as idéias para esconder fios e boxes como modem adsl e roteadores em outros posts), sem o excesso de tranqueiras atual.

Algumas fotos bagunçadamente apavorantes da situação atual: